Radiologia

Radiologia?

A Radiologia é uma especialidade da medicina que tem como principal objetivo diagnosticar doenças através da interpretação de imagens de exames radiológicos dos órgãos do corpo. Isto é, a partir da análise das imagens do exame, o médico radiologista emite um laudo, presencialmente ou a distância (através da telerradiologia), que contem uma descrição dos achados de imagem e suas impressões diagnósticas.

A radiologia é uma especialidade vital para todos os setores da saúde e essencial para o diagnóstico de muitas doenças. É parte importante dos rápidos avanços tecnológicos para diagnóstico e tratamento de doenças e lesões. Algumas de suas características:

Permite determinar a necessidade de uma cirurgia
Possibilita diagnósticos não invasivos que só seriam possíveis através de procedimentos cirúrgicos exploratórios
Pode ser utilizada para rastreamento de doenças como o câncer de mama, com detecção precoce e redução da taxa de mortalidade
É utilizada para orientar visualmente (fluoroscopia) cirurgias ortopédicas e tratamentos cardiovasculares
Permite que algumas doenças sejam tratadas de forma minimamente invasiva, através de procedimentos de radiologia intervencionista guiados por imagem, com menos riscos para o paciente e menor tempo de internação e recuperação

Infiltração Eco Guiada
Dr.Victor Scalzer

Radiologista e Ultrassonografia

12 Anos de experiência

O que o Médico
Radiologista Faz ?

Muitas pessoas acreditam que a função de um médico radiologista se limita a interpretação de imagens para diagnóstico. E apesar de isso ser, sim, uma grande parte da profissão, é uma visão muito limitada do que ele realmente pode fazer.

A verdade é que esse profissional pode atuar na área da radiologia intervencionista, além do diagnóstico por imagem.

Tipos de Diagnósticos

Na área do diagnóstico por imagem, esse profissional irá atuar com diversos tipos de exames, como: